10 Passos Para Tornar-se Bem-sucedido Em Produções De Vídeos
  • 01
  • 12
Produções de vídeos

1: Os 10 Passos para produções de vídeos são:

Não existem dez passos para Produções de Vídeos, e se alguém lhe disser o contrário eles estão falando besteira. Há coisas INCONTÁVEIS que você precisa fazer para ter sucesso. Produções de vídeos não é simplesmente usar uma camera Full HD (caseira) e um programa de edição. Além da experiência que conta muito, o feeling é primordial, você tem que fazer por amor, sabe aquela velha estória que você tem que amar a sua profissão, bla bla bla. Com produções de vídeos é isso que vai determinar o seu sucesso, vai virar a noite editando, feliz da vida. Se você se identificou com isso, pode continuar lendo o resto das dicas. Vou passar por alguns deles com base na experiência pessoal.

2: O trabalho não virá atras de você.

Ficar esperando o telefone tocar é tão provável quanto ganhar na loteria. Não importa quão bem o seu filme de estudante na escola de cinema foi recebida. Adidas não vai te chamar para fazer seu próximo vídeo. Você terá que trabalhar duro. Tentando fazer um nome forte e reconhecido. Eu conheço inúmeros diretores e escritores talentosos que adorariam estar dirigindo longas metragens em Hollywood, mas estão produzindo filmes corporativos, comercias, etc, pelo dinheiro. Não adianta vivermos de sonho temos que ter o pé no chão e a cada trabalho mesmo que com pouco lucro, dar o máximo. Porque além de ir formando seu portifólio, sempre tem alguém que vai te recomendar, isso se seu trabalho for bom, claro.

3: Não seja um snob.

Humildade é tudo em qualquer profissão. Mesmo que você produziu alguns curta-metragem de fantasia sobre o épico na semana passada. Se alguém lhe oferece um show para filmar um evento corporativo, ou um evento social, não vai fazer, Por quê? É dinheiro, O dinheiro paga as contas. Além disso, este cliente pode estar dando-lhe um emprego de baixa qualidade hoje, mas na próxima semana pode oferecer-lhe algo super legal. Aja como o trabalho está abaixo de você, lembre-se sempre, trate com humildade e respeito todos em suas produções de vídeos. Porque por mais baixo que seja o cargo uma pessoa, ela falando bem de você, com certeza isso chegará alguma dia ao ouvido de um bom contratante.

4: sempre dar a cada trabalho o seu melhor.

Olhe para aqueles cineastas casamento. Uma boa maneira de ganhar a vida com eventos sociais. Mas, fazendo cada um melhor do que o último, sua reputação vai crescer de acordo com o seu talento, qualidade e organização. Qualquer um pode ir e fazer um filme de casamento de um ator global e ficar lindo, mas nem todo mundo sabe fazer de um casamento pequeno um belo filme. Isso é talento que pode ser aprendido, basta correr atrás de com ser melhor… sempre. Isto pode ser aplicado a qualquer coisa! Faça um filme de empresa da fabricação de esferas para sanitários um puta filme. Faça um filme de aniversário com a mesma paixão que estaria produzindo um filme institucional da Coca Cola, dê o seu melhor…

5: Não faça tudo sozinho.

Já estudei bastante, fiz vários filmes, sei gravar, iluminar, editar, sonorizar, etc. Para que preciso de mais pessoas? vou cobrar barato e ganhar essa grana toda sozinho. Esse é um pensamento que passa na cabeça de muitas pessoas que começam na área de audiovisual. Mas eles se esquecem que é impossível dar conta de tudo, pois são muitos detalhes que precisam ser monitorado o tempo todo. E pode confiar em mim, imprevistos SEMPRE acontecem, por mais que você se preocupe com tudo, eles estão lá. É um ruído no áudio, uma luz mal posicionada, o entrevistado que mudou a posição e perdeu o foco…

São milhões de imprevistos que podem acontecer e se não tiver uma pessoa monitorando cada função. A chance de você perceber o erro lá na ilha de edição é muito grande, ai já era. Ou você vai ter que gravar tudo de novo, e tem produções de vídeos que não existe uma segunda chance, como casamentos, eventos ao vivo, etc. Ou simplesmente ligar para o cliente e assumir o erro. Com isso pode ter certeza que além desse cliente você vai perder mais uns 10. Pois ele vai ser uma propaganda negativa da sua empresa. Então sempre coloque no seu orçamento pessoas especialistas em cada área. Tenho certeza que você vai dormir muito mais tranquilo e seus clientes vão amar suas produções de vídeos.

6: A responsabilidade é sempre sua.

Em suas produções de vídeos delegue as funções, mas nunca a responsabilidade. O cliente é seu, a empresa é sua e toda a responsabilidade para esse job sair perfeito também é sua. Não culpe as pessoas por erros, assuma-os e tente resolve-los da melhor maneira possível. Acabou o cartão, queimou uma lâmpada, esqueceu de dar o REC, e muitas outras coisas que acontecem em uma produção e que podem arruinar o seu trabalho. Mas para minimizar esses erros você deve trabalhar com pessoas de sua confiança e que ao menor erro você seja informado para tomar alguma decisão. Assuma o erro e simplesmente fale ” vamos gravar essa parte de novo, pois tivemos um erro no audio” é simples e todos vão entender numa boa.

Nunca esconda um erro e depois tente resolver na ilha de edição, pode ser que você não consiga resolver, ai já é tarde. Por isso digo que “experiência” é o quanto de erro você já passou ou presenciou, aprenda com seus erros para que pelo menos aquele erro, nunca mais aconteça na sua carreira. E se caso ele volte a acontecer você já vai estar precavido com alguma solução imediata, isso é experiência na nossa área, é estar preparado para todos os erros que podem acontecer e estar precavido.

7: Ame o seu trabalho.

Absolutamente essencial! Você odeia as filmagens? Não gosta de trabalhar até tarde? Acha uma idéia louca acordar as 3 da manha e trabalhar que nem um doido até meia noite, ou virar 24Hs direto? Pegar um trabalho trabalhoso que terá que entregar no dia seguinte? Bom nossa profissão é exatamente assim, se você acha legal trabalhar em horário comercial, ter finais de semana, etc… Acho melhor você repensar seu futuro. Produções de vídeos é uma profissão para quem é literalmente apaixonado por isso. Pois somente quem é apaixonado consegue virar 24Hs trabalhando que nem um doido e mesmo assim estar animado e dando sempre o seu melhor.

Pessoas apaixonada por produções de vídeos nunca estão satisfeitas. Querem sempre fazerem o melhor, mesmo que isso demore mais, sem problemas. Esta é uma carreira criativa e maravilhosa, e se você está fazendo com amor e ganhando dinheiro, você é sortudo! Quando trabalhamos com o que amamos, não é trabalho é prazer… Abrace essa!

8: Mas eu não tenho uma câmera de cinema.

Você não precisa de uma RED. Você não precisa de um Alexa. Você não precisa de um C300. Qualquer câmera vai fazer, até certo ponto. Não dar ouvidos as pessoas na internet que dizem que você deve filmar na câmera X como sua câmera Y é uma merda. Câmera X tem 5 stops de latitude e a Y tem mais ruído do que câmera X, usando a câmera Y seria insano! Isso é um absurdo. Sim, algumas câmeras irão facilitar a sua vida e alguns vão tornar sua vida mais difícil. Eu não concordo com a ideia de usar uma câmera caseira, porque você é um artista e você pode fazer brilhar qualquer coisa. Isso não existe, e mesmo que consiga chegar bem perto, como você irá gravar um institucional de um empresa com o cliente ao lado de celular?  Acabou a sua credibilidade ali…

Use a melhor câmera que você tem acesso, não consegue emprestado com algum amigo? Alugue, nunca um trabalho ficará profissional com uma câmera caseira. A câmera não é a coisa mais importante. Você e suas idéias são. Mas não seja arrogante em dizer “meu trabalho e minhas idéias são mais importante do que a câmera, vou filmar isso no meu iPad!”. Não faça essa estupidez, no máximo você vai veicular em festivais de curta-metragens que passam filmes sem pé nem cabeça, que tem tanto conceito e arte que ninguém entende nada. Me desculpe nunca fui fã de curtas-metragens, claro que existem ótimas produções de vídeos curta-metragens. Mas todos com ótimas câmeras e uma boa equipe por trás. Estamos falando desde o início de Produções de vídeos profissionais.

9: Não dê ouvidos a ninguém, inclusive eu!

Deixe-me reformular isso. Não desanime com as críticas, aprenda com elas. Uma coisa que aprendi, é que por mais errada que uma pessoa esteja, alguma coisa ela vai ter razão. Tente identificar esse pequeno ponto e aprenda com a crítica. Confie na sua intuição. Tenha fé em si mesmo que dará certo! Como falei antes a humildade SEMPRE em primeiro lugar, analise tudo o que aconteceu. Entre no papel da outra pessoa tente entender a opinião dela e aprenda com isso a seu favor.

Conselhos de outras pessoas com mais experiência é essencial. Só não deixe uma pessoa te derrubar. A vinte anos atrás me falaram que esse mercado era das produtoras grandes. Que eu iria ficar somente em pequenas produções, comerciais regionais para TVs pequenas, festinhas, etc. Não foi o que aconteceu, graças a minha garra e humildade de aprender sempre. A todo dia eu aprendo alguma coisa nova e isso me torna um profissional mais competente.

10: Você nunca parar de aprender.

Eu sempre aprendo algo em cada produção de vídeo. Através da internet ou vendo como alguém faz alguma coisa. Lembre-se da palavra BACKUP… Tenha um backup de tudo durante uma produção, pode ser um exagero, mas sempre me salva. Vai gravar com duas câmeras, leve uma terceira. Cabos de áudio e energia? Leve vários… eu sempre levo um cabo de energia gigante, nunca sei de onde vou ter que buscar energia.

Cartões de memória, leve sempre a mais, você nunca vai saber se vai precisar gravar muito, baterias, leve sempre seus carregadores, acabou já ache um tomada e deixe carregando. Sempre esteja com todas as baterias cheias.

No áudio é a mesma dica… sempre microfones a mais, fones de ouvido a mais, etc. Iluminação eu costumo levar quase todo o meu set de luz, pois você nunca vai saber se precisa de mais um ponto de luz. Claro o certo é você visitar o local da gravação antes, o cliente mandar fotos… Mas na boa isso quase nunca acontece, pela correria. Tudo isso para minimizar possíveis erros e tudo correr bem durante as suas produções de vídeos.

Fique sempre por dentro de lançamentos de equipamentos que além de dar mais qualidade, podem facilitar a sua vida. Eu sempre fico ligado nas novidades pelo siteda BH Photo Vídeo

Resumo

Como escrevi na dica 9, não  dê muito ouvido as minhas dicas… analise tudo o que você leu e guarde as informações que foram relevantes para você. E me ajude a criar um mercado cada vez mais profissional. Sempre vai existir as produtoras caseiras, que o cara tem uma câmera DSLR com lente do kit (18-135) um notebook meia boca (que sabemos que é possível editar pequenas coisas nele) e ele sair pelo mercado com um cartão dizendo que é uma produtora de vídeo… Ótimo não ache ruim com ele, o próprio mercado irá fazer a seleção de quem trabalha correto e quem somente quer tirar o dinheiro do cliente. Essa “produtora” só faz um vídeo, o cliente nunca mais o chama… Relaxa e foca em boas produções.

Sucesso!

Comentários (2)

  • Nathália de Assis Aguilar Duarte
    Posted 5 de abril de 2017

    Olá, boa noite!

    Meu nome é Nathália Duarte e tenho muito interesse na área de audiovisual. Porém não possuo experiências e gostaria de saber se vocês tem alguma oportunidade de estágio.

    Atenciosamente,

    Nathália

Deixe um comentário

Se você tiver alguma dúvida, favor envie-nos uma mensagem
Posts mais visitados
  • 12 out 2016
  • 0
Se você está interessado em gravação ou streaming de 360 ° vídeos, você deve isso a si mesmo de verificar o Teradek Sphere. Pode parecer uma...
FDX-X3000R
  • 14 out 2016
  • 0
Estabilização Estabilização Ótica de Imagem, finalmente chegou no mundo da câmera de ação. A recém-revelada Sony FDR-X3000 e HDR-AS300 revolucionam o mercado 4K e Full HD das...
Bose Soundlink
  • 13 out 2016
  • 0
O portátil Bose SoundLink Color II permite que você tocar suas músicas em movimento por até oito horas. Com um par de auto falantes de 40mm nas cores preto, azul,...